23 de dezembro de 2011

Newsletter da AARS nº 106 – Associação de Arquivistas do Rio Grande do Sul

CGU DIVULGA PESQUISA SOBRE ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL,

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou, na sexta-feira (09/12), durante a solenidade do Dia Internacional contra a Corrupção, a pesquisa “Diagnóstico sobre valores, conhecimento e cultura de acesso à informação pública no Poder Executivo Federal Brasileiro”. O estudo avaliou a percepção de servidores públicos sobre o tema e os desafios a serem enfrentados para a efetivação da Lei de Acesso à Informação Pública (nº 12.527/2011). A primeira etapa da pesquisa, de caráter qualitativo, foi constituída de entrevistas com ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior e de oficiais das Forças Armadas. Ao todo, participaram 73 agentes públicos. Já a segunda etapa, de cunho quantitativo, foi baseada em perguntas fechadas e abertas, encaminhadas por meio eletrônico. No total, 986 servidores, dos mais diversos escalões hierárquicos, de vários órgãos públicos, preencheram, voluntariamente, um formulário disponível em link de acesso exclusivo, a fim de garantir a idoneidade do processo.

O documento na íntegra pode ser acessado pelo link: http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/SumarioPesquisaAcessoInformacao/SUMARIO_FINAL.pdf
 
A pesquisa demonstra que 53,2% dos servidores afirmam que não há nos seus locais de trabalho uma unidade para processar e atender às demandas de dados feitas pelos cidadãos. Outros 17,7% sequer souberam responder à questão: “No órgão em que o(a) Sr.(a) trabalha, qual unidade está a cargo de responder às solicitações de acesso à informação pública formuladas pelo cidadão?”. Quando se somam esses 17,7% com os 53,2% que dizem não haver unidade de atendimento e processamento de dados para o público, chega-se a 70,9% o despreparo nos órgãos públicos federais (do Poder Executivo) para cumprir a Lei de Acesso. Apenas 1,7% dos participantes afirmaram que a unidade responsável é o Arquivo.


CURSOS AUDIOVISUAL & INFORMAÇÃO

“Organização de Arquivos Fotográficos: bibliotecas, museus, arquivos” (50h, online, certificado) – Investimento: R$50,00 (inscrições até o dia 15/12).
“Avaliação e seleção de tecnologias (software) para gestão de informação em imagens e sons” (20h, online, com certificado) – Investimento: R$25,00 (inscrição até o dia 20/12).
Se você tiver interesse, entre em contato com cursos@informacaoaudiovisual.com.br. 
Mais informações: informacaoaudiovisual.blogspot.com

CHAMADA PARA O DOSSIÊ DIFUSÃO CULTURAL EM ARQUIVOS, DA REVISTA ACERVO V. 25, N.1, DE 2012

O Editor Executivo da revista Acervo tem o prazer de tornar pública a chamada para o dossiê Difusão Cultural em Arquivos, a ser organizado pela editora Claudia Beatriz Heynemann.
Esse dossiê é dedicado à difusão cultural em arquivos, compreendida como divulgação de cunho histórico, artístico e científico, ancorada no acervo conservado por essas instituições, tornando-as veículo de investigação e franqueando um acesso mais amplo a diferentes tipos de documentos. Em comparação com museus e mesmo bibliotecas, a difusão cultural em arquivos é uma atividade mais recente e menos explorada, e, sobretudo, solicita reflexão teórica própria que considere o discurso e os aspectos formais presentes em curadorias de exposições, sites, programas educativos, publicações de caráter acadêmico, filmes, entre outros produtos desenvolvidos.
Os interessados em submeter trabalhos para publicação nesse dossiê devem enviá-los até o dia 15 de abril de 2012 através do site da revista: www.arquivonacional.gov.br/revistaacervo

CRESCE A DEMANDA POR CURSOS DE ARQUIVOLOGIA

Profissão em alta, com muitas ofertas de estágios, empregos públicos e privados e garantia de bons salários. É o que confirmam professores e alunos dos cursos de arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade Federal Fluminense (UFF), as únicas a oferecer o curso no Estado do Rio.

A AARS também está no Facebook Arquivistas RS Aars e no Twitter @AARS_RS. | Reprodução da Newsletter autorizada com o objetivo de solidarizar a informação!


Nenhum comentário: