Pessoal que vai estudar para o TSE, fiquem atentos, pois esta Banca tem uma forma bem própria de cobrar o conteúdo de arquivologia em suas provas.
Para vocês conhecerem um pouco mais sobre as questões de Arquivologia da Consulplan, seguem abaixo alguns exemplos.
1. (Consulplan - Arquivista - IF/RJ 2006) Carta, ata, relatório, edital, e decreto são definidos segundo uma certa categorização de documentos arquivísticos. Assinale a definição que melhor conceitua essa categorização:
(A) Configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo
(B) Denominação dos documentos conforme o estágio de preparação e de transmissão
(C) Configuração que assume um documento de acordo com a disposição das informações nele contidas
(D) Configuração que assume uma espécie documental de acordo com a atividade que a gerou
(E) Configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado
(A) Configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo
(B) Denominação dos documentos conforme o estágio de preparação e de transmissão
(C) Configuração que assume um documento de acordo com a disposição das informações nele contidas
(D) Configuração que assume uma espécie documental de acordo com a atividade que a gerou
(E) Configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado
2. (Consulplan - Arquivista - IF/RJ 2006) Consiste no estágio de preparação e de transmissão de documentos constituído por original, cópia, rascunho e minuta:
(A) Formato(B) Natureza
(C) Espécie(D) Forma (E) Gênero
(A) Formato(B) Natureza
(C) Espécie(D) Forma (E) Gênero
3. (Consulplan - Ag. Administrativo - Sertaneja-PR 2010) Considerando o conceito de arquivo, assinale a alternativa correta:
(A) Os arquivos são constituídos apenas por documentos em suporte papel.
(B) Os arquivos, assim como as bibliotecas, são formados por documentos produzidos e conservados com objetivos culturais.
(C) O arquivo morto é aquele que deixa de existir na organização e, portanto é simplesmente descartado.
(D) A principal finalidade dos arquivos é servir à administração. Eles constituem-se, com o decorrer do tempo, em base do conhecimento da história.
(E) Os arquivos são formados por documentos colecionados de fontes diversas, adquiridos por compra ou doação.
(A) Os arquivos são constituídos apenas por documentos em suporte papel.
(B) Os arquivos, assim como as bibliotecas, são formados por documentos produzidos e conservados com objetivos culturais.
(C) O arquivo morto é aquele que deixa de existir na organização e, portanto é simplesmente descartado.
(D) A principal finalidade dos arquivos é servir à administração. Eles constituem-se, com o decorrer do tempo, em base do conhecimento da história.
(E) Os arquivos são formados por documentos colecionados de fontes diversas, adquiridos por compra ou doação.
4. (Consulplan - Arquivista - Codevasf 2008) Conforme caracterizado pelo ciclo vital dos documentos e pela função arquivística, os arquivos que possuem a função primordial de recolher e tratar documentos públicos, após o cumprimento das razões pelas quais foram gerados, são:
(A) Arquivos correntes
(B) Arquivos permanentes
(C) Arquivos setoriais
(D) Arquivos intermediários
(E) Arquivos dinâmicos
(A) Arquivos correntes
(B) Arquivos permanentes
(C) Arquivos setoriais
(D) Arquivos intermediários
(E) Arquivos dinâmicos
5. (Consulplan - Adjunto Administrativo - CESAN/ES 2011) Os conjuntos de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso, sendo também muito usados pela administração, são classificados como:
(A) Arquivos Intermediários
(B) Arquivos Permanentes
(C) Arquivos Correntes
(D) Arquivos Mortos
(E) N.R.A.
(A) Arquivos Intermediários
(B) Arquivos Permanentes
(C) Arquivos Correntes
(D) Arquivos Mortos
(E) N.R.A.
6. Consulplan - Arquivista - Pref. Cataguases/MG 2007)O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento utilizado para cumprir a função de:
(A) Classificar certos tipos de documentos em uma instituição
(B) Classificar alguns tipos de documentos produzidos por um órgão no exercício de suas funções e atividades
(C) Classificar apenas os documentos recebidos por um órgão no exercício de suas funções e atividades
(D) Classificar todo e qualquer documento produzido e recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades
(E) Classificar parte dos documentos produzidos por uma instituição
(A) Classificar certos tipos de documentos em uma instituição
(B) Classificar alguns tipos de documentos produzidos por um órgão no exercício de suas funções e atividades
(C) Classificar apenas os documentos recebidos por um órgão no exercício de suas funções e atividades
(D) Classificar todo e qualquer documento produzido e recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades
(E) Classificar parte dos documentos produzidos por uma instituição
7. (Consulplan - Arquivista - CHESF 2007) O conjunto de operações que visa o controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a assegurar a imediata localização e recuperação dos documentos garantindo o acesso a informação são as atividades:
(A) De gestão
(B) De protocolo
(C) De recuperação
(D) De guarda
(E) De classificação3.
(A) De gestão
(B) De protocolo
(C) De recuperação
(D) De guarda
(E) De classificação3.
8. (Consulplan - Assistente Adm. INB 2006) A natureza dos documentos a serem arquivados e a estrutura da entidade é que determina o:
(A) Conjunto de classificações
(B) Método de arquivamento.
(C) Sistema de notações
(D) Descarte de projeções
(E) Instrumento de pesquisa
(A) Conjunto de classificações
(B) Método de arquivamento.
(C) Sistema de notações
(D) Descarte de projeções
(E) Instrumento de pesquisa
Gabarito:
1-c / 2- d/3-d/4-b/5-c/6-d/7-c/8-b
1-c / 2- d/3-d/4-b/5-c/6-d/7-c/8-b
E ai como foram na resolução das questões?Caso tenham errado alguma das questões tentem corrigi-las para não repetirem o mesmo erro no dia da prova.
Lembrem-se que a disciplina de arquivologia integra a parte geral da prova, composta por trinta questões, que abrangem apenas outras três disciplinas: língua portuguesa, informática e raciocínio lógico. Portanto, espera-se que sejam cobradas de 7 a 8 questões de arquivologia, nesta prova.
Abs e bons estudos
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