31 de janeiro de 2012

Como instalar o MySql Administrator no Sistema Operacional Linux Ubuntu 11.10 e as suas funcionalidades básicas na administração de uma base de dados MySql (versão 5.0.6)

A necessidade de otimizar a inserção e edição das informações referentes à descrição de fotografias no âmbito do projeto de extensão do qual sou integrante, resultou em novas ideias e sugestões que aos poucos compartilho aqui (Organização Eletrônica).

A partir de um considerável número de registros em uma base de dados, é preferível utilizar um sistema administrador desse banco de dados em que esta base está inserida, visando agilizar e facilitar o serviço, ao invés de utilizar os cansativos comandos no terminal dos sistemas Linux. 


Nesta versão do Ubuntu, há algumas desvantagens (por exemplo a notável ausência do Java da Sun/Oracle) e claro, mais vantagens em relação às versões anteriores. Nesse post vou mostrar um modo simples de instalar um ambiente de administração do MySql e apresentar as funcionalidades básicas dele (criar tabelas, inserir, editar e excluir registros), na versão 11.10 do Sistema Operacional Ubuntu.


Veja a matéria completa no Organização Eletrônica.


Dica do Dhion C. Hedlund.

Um comentário:

Rafael Botelho disse...

O Java não vem instalado nativo nem no Ubuntu 11.

Recomendo usar o Linux Mint, que já vem instalado por padrão tanto o java quanto o flash.

Para instalar de forma rápida um ambiente web em seu linux, basta instalar o Apache + Php + MySql através do gerenciador de programas.
Feito isso, é só mandar brasa.

Abraços!