1 de fevereiro de 2012

TJDFT construirá Centro Arquivístico pioneiro no Brasil


No próximo dia 27 de fevereiro será realizada licitação para contratar uma empresa responsável pela construção do Centro Arquivístico Permanente da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O Centro Arquivístico terá uma área de 5 mil e 600 m² e irá abrigar 153.800 caixas de processos de guarda permanente e com valor histórico. Ele será construído no Setor de Abastecimento e Armazenagem Norte - SAAN. 


O Centro Arquivístico receberá e guardará processos e documentos históricos, das 1ª e 2ª Instâncias, além de documentos da área Administrativa, e outros documentos históricos em suportes especiais, como, por exemplo, plantas de arquitetura, microfilmes, mapas, documentos audiovisuais e fotografias, que serão armazenadas e acondicionadas de forma a garantir a sua preservação, em ambiente climatizado, conforme as normas arquivísticas vigentes. 


Ele será o primeiro Centro Arquivístico do Brasil a seguir todas as normas referentes à construção de arquivos estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivo - CONARQ. Também serão elaborados instrumentos de pesquisa recomendados para Arquivos Permanentes pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE, como guias, catálogos e inventários dos processos históricos. 


Autor: JAA


Créditos: TJDFT

Nenhum comentário: