29 de março de 2012

Presidente do TSE fará abertura de congresso dos arquivos do Judiciário por 180 Graus

Sexta-feira (30) à tarde, será iniciada a apresentação dos trabalhos científicos


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, participará da cerimônia de abertura do 2º Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário na manhã desta quarta-feira (28). O evento, que se estende até a sexta-feira (30) na sede da Corte Eleitoral, em Brasília-DF, tem como objetivo proporcionar uma maior integração entre os órgãos do Judiciário responsáveis pela gestão da informação, permitindo a troca de experiências, a atualização e a capacitação dos seus participantes.

O tema central será “Os desafios da gestão documental e da preservação da memória do Poder Judiciário frente às novas tecnologias da informação”. Após a abertura do evento pelo presidente do TSE, os mais de 300 congressistas assistirão a uma apresentação cultural acerca do tema “Panorama Arquivístico: Gestão Documental no Poder Judiciário”. Em seguida será iniciada a programação científica do Congresso, com o Painel I, mediado pelo presidente do Conselho Nacional de Arquivo e diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes.
Os painéis do evento abordarão, entre outros, os seguintes temas: Gestão de Documentos Judiciais em Arquivo; Processo Eletrônico na Justiça Eleitoral; Estratégias de Preservação Digital; Repositórios Digitais Confiáveis; Controle de Vocabulário e Estrutura de Classificação; Gestão Documental da Justiça Eleitoral; Lei de Acesso à Informações; Documentos Digitais: Preservação e Acesso; Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade); Gestão da Qualidade: ISO 9001:2008 - Gerenciamento de entrada de documentos no Protocolo do TSE; e Importância de uma Política de Preservação Digital Institucional.
Os congressistas também poderão participar dos minicursos que serão oferecidos na tarde de quinta-feira (29) acerca de temas como Formatos de Arquivos e Preservação Digital, Projeto Interpares, Banco de Dados Aplicado aos Arquivos, Acervo Fotográfico e Introdução à Conservação e Restauro de Acervo Documental. No mesmo dia, após os minicursos, será apresentada a peça teatral “Os Desarquivistas”, sobre práticas de arquivamento.
Na sexta-feira (30) à tarde, será iniciada a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos para o Congresso e, às 17h40, ocorrerá o encerramento do evento.
O 2º Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário é organizado pelo TSE com apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Conselho da Justiça Federal (CJF) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho. 


Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário: