4 de fevereiro de 2014

Arquivo Público de São Paulo abre inscrições para oficinas: O(s) Uso(s) de Documentos de Arquivo na Sala de Aula


Arquivo Público abre inscrições para oficinas O(s) Uso(s) de Documentos de Arquivo na Sala de Aula

Ao todo são oferecidas 125 vagas divididas entre graduandos e professores

A partir do dia 1 de fevereiro, o Arquivo Público do Estado de São Paulo abre inscrições para as oficinas O(s) Uso(s) de Documentos de Arquivo na Sala de Aula. As 125 vagas oferecidas estão divididas em duas modalidades: ensino presencial, com 45 vagas para graduandos em História e demais cursos das Ciências Humanas - sendo que 20 vagas são reservadas para alunos do curso de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); e Ensino a Distância (EAD), com 80 vagas destinadas a professores de História ou demais áreas das Ciências Humanas, que atuem na Educação Básica, da rede pública ou particular de ensino. Em menor número, serão aceitos profissionais ligados a instituições arquivísticas, museológicas e afins.

Promovido pelo Núcleo de Ação de Educativa do APESP, a oficina O(s) Uso(s) de Documentos de Arquivo na Sala de Aula tem como objetivo compartilhar experiências em torno da documentação do acervo e, por meio de atividades práticas e discussões metodológicas, debater as diversas possibilidades de trabalho com fontes documentais em sala de aula.  No ano passado, o Arquivo Público do Estado, por meio dessas oficinas, possibilitou que 200 pessoas - envolvendo graduandos, professores e profissionais de instituições de guarda e preservação da memória - conhecessem o potencial pedagógico e a utilidade pública do acervo, enxergando o Arquivo como um local de aprendizado.

Esta não é a primeira vez que o Arquivo Público realiza uma oficina no formato EAD. Em 2013, o Núcleo de Ação Educativa organizou a primeira oficina à distância, que teve a participação de mais de 80 pessoas e terminou bem avaliada por todos participantes (leia mais aqui). Cabe ressaltar que as vagas reservadas para alunos de História da UNIFESP fazem parte do convênio celebrado entre o APESP e a Universidade desde 2012.

A carga horária tanto da oficina presencial quanto da oficina EAD é 60 horas. As informações sobre o conteúdo programático e os dias do curso, estão disponíveis no edital. As inscrições iniciam a partir do dia 1 de fevereiro e seguem até o dia 16 de fevereiro, para oficina EAD; e 5 de março de 2014, para oficina presencial; no endereço www.arquivoestado.sp.gov.br.

Serviço

Oficina Pedagógica O(s) Uso(s) de Documentos de Arquivo na Sala de Aula para graduandos e professores - Inscrições a partir de 1 de fevereiro no site www.arquivoestado.sp.gov.br - Informações (11)2089-8144 ou oficinasnae@arquivoestado.sp.gov.br

Nenhum comentário: