11 de abril de 2014

O periódico Cadernos BAD estará recebendo até dia 30 de abril submissão de artigos que versem sobre Informação. Sociedade. Cidadania

O periódico Cadernos BAD estará recebendo até dia 30 de abril submissão de artigos que versem sobre  Informação. Sociedade. Cidadania, segundo a publicação:

A atual sociedade globalizada coloca problemas graves a camadas cada vez mais alargadas das comunidades, tanto a nível local como nacional e internacional.

Com Estados cada vez mais frágeis e recursos minguados, os gastos com os serviços de informação tendem a reduzir-se, o que está a causar impactos cada vez mais visíveis na quantidade e na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Os exemplos sucedem-se pela Europa e pelo Mundo.

Neste contexto, o que podem fazer as bibliotecas, os arquivos e os demais serviços de informação para ajudar as comunidades que servem a fazer face à atual crise que sobressalta o mundo inteiro, e em especial a Europa?

Como podem os profissionais destas áreas aumentar a sua influência social e política, e mostrar o valor e o impacto na sociedade dos serviços que prestam?

Até que ponto as tecnologias de informação, que tanto têm transformado estas instituições, podem servir e apoiar as necessárias transformações sociais, políticas, educacionais e culturais, particularmente nos países mais pobres?

Haverá ainda no atual clima político lugar para uma participação cidadã nas decisões políticas que definem muito das vidas das comunidades? E que apoio podem estas obter das instituições de informação para lidar com os problemas que enfrentam?



































































































































Nenhum comentário: