4 de novembro de 2014

Convite para lançamento de livro : "História da Arquivologia no Brasil: instituições, associativismo e produção científica"

Prezados(as),

todos(as) estão convidados(as) para o lançamento do livro "História da Arquivologia no Brasil: instituições, associativismo e produção científica", amanhã, dia 05/11, a partir das 16:30 h, na Faculdade de Ciência da Informação (FCI), durante o X Workshop Internacional em Ciência da Informação (WICI). 

À noite teremos uma palestra internacional com a Prof. M. Paz Martín-Pozuelo, da Universidade Carlos III de Madrid, sobre "La Identidad digital en el proceso de comunicación archivo y sociedad".

Informações sobre o livro:

Organizadores: Angelica Alves da Cunha Marques; Georgete Medleg Rodrigues; Paulo Roberto Elian dos Santos

Resumo: o livro apresenta uma síntese provisória de alguns recortes interpretativos baseados em estudos sobre aspectos históricos e epistemológicos da disciplina. Os leitores encontrarão nos textos aqui reunidos algumas das principais questões que mobilizam os estudos arquivísticos, tais como o papel do Estado na estruturação da profissão e da Arquivologia como disciplina; as contribuições internacionais na configuração da profissão e da disciplina no Brasil; as ações, o papel e as representações discursivas do movimento associativista; o pioneirismo de instituições nacionais na modernização das práticas arquivísticas e no reconhecimento da profissão; a produção e a comunicação do conhecimento em Arquivologia nos ambientes universitários e não universitários; uma apreciação empírica e reflexiva sobre o panorama arquivístico brasileiro nos anos 1980; e, por fim, algumas tendências e perspectivas acerca do ensino de Arquivologia no país.


Nenhum comentário: