11 de outubro de 2015

Notícias: Antiga sede do Arquivo Nacional (RJ) é novo Patrimônio Cultural

Além das fachadas originais, o pedido de tombamento levou em conta a história do imóvel, que abrigou instituições de grande importância para a memória nacional

Museu Casa da Moeda, no Rio de Janeiro
Foi decidido por unanimidade na  reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural,  em Brasília,  o tombamento, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da antiga sede do Arquivo Nacional, localizada na Praça da República, 26, no Centro do Rio de Janeiro.A proteção está baseada no valor histórico do bem, que sediou inúmeras instituições de importância para a memória nacional.

As fachadas originais do prédio estão associadas ao período de transição que marcou a passagem da arquitetura da fase colonial para a neoclássica, no final do século XVIII e início do XIX. Originalmente, o imóvel pertenceu ao Barão de Ubá, foi adquirido por D. João VI em 1818, assim que chegou ao Brasil, e passou por diversas reformas ao longo do tempo para adequá-lo a vários usos.  O prédio abrigou o Museu Real (1818-1892), depois o Museu Imperial e o Museu Nacional. Com a mudança do Museu Nacional para a Quinta da Boa Vista, em 1892, passou a ser sede da Intendência de Guerra e do Fórum da cidade do Rio de Janeiro. Entre 1907 e 1985, sediou o Arquivo Nacional e foi objeto de uma grande reforma que alterou significativamente suas características originais, sendo sua arquitetura atualizada ao gosto da época.

Na década de 50, o bem contou com outra grande intervenção que o descaracterizou parcialmente. No ano de 1986, o imóvel abrigou a Casa da Moeda do Brasil, que em 1988 repassou o bem para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em 1998, retornou à Casa da Moeda que, em 2009, apresentou um projeto de intervenção para o edifício, já aprovado pelo Iphan, com o intuito de adequá-lo para abrigar um museu e um centro cultural.

Conselho Consultivo

O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 23 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - Icomos, a Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus – Ibram, a Associação Brasileira de Antropologia – ABA, e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do Iphan.

Serviço:
Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
Data:
 17 de setembro de 2015
Horário: 14h30 
Local: Sede do Iphan - SEPS 713/913 Bloco D – Ed Iphan – Asa Sul - Brasília – DF

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br  
(61) 2024-5461 / 2024-5479/ 2024-5459 / 9381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Nenhum comentário: