4 de dezembro de 2015

Versão eletrônica do livro “Arquivos e o direito à memória e à verdade no mundo dos trabalhadores. Coletânea do 3º seminário internacional o mundo dos trabalhadores e seus arquivos”

Está disponível a versão eletrônica do livro "Arquivos e o direito à memória e à verdade no mundo dos trabalhadores. Coletânea do 3º seminário internacional o mundo dos trabalhadores e seus arquivos", editado pelo Arquivo Nacional e Central Única dos Trabalhadores (CUT), e que tem origem no seminário realizado em 2013, no Rio de Janeiro.
O livro, organizado por Antonio José Marques, do CEDOC CUT, e Inez Stampa, do Centro de Referências Memórias Reveladas/Arquivo Nacional e PUC-Rio, está estruturado em duas partes. A primeira parte traz quatros artigos sobre a Confederação Operária Brasileira (COB) e homenageia a primeira central sindical brasileira e seus militantes na ocasião do centenário da realização do seu segundo congresso: 1913-2013.
O historiador Michael Hall parte de uma afirmação da COB, publicada no jornal A Voz do Trabalhador, seu órgão oficial, de que esta "adotará e usará o Sindicalismo Revolucionário", para abordar esta corrente e sua relação com o anarquismo. O artigo de Beatriz Kushnir busca recuperar a experiência do congresso a partir da história da constituição do acervo da sua Comissão Organizadora. Na sequência, Claudio Batalha discorre sobre a COB, sua militância e os esforços desta para intervir nas lutas sociais. Finalizando a primeira parte, Beatriz Loner trata da repressão na primeira República e como esta interferia no modo de vida dos militantes e daqueles próximos a eles.
A segunda parte da obra é composta por artigos resultantes das conferências e palestras realizadas pelos demais convidados nacionais e estrangeiros que apresentaram reflexões durante as mesas temáticas do Seminário.
A professora Rosa Cardoso, na época integrante da Comissão Nacional da Verdade, tratou da temática central do evento: "direito à memória e à verdade". A arquivista argentina Maria Nazar escreveu sobre repressão, arquivos e memória dos trabalhadores na Argentina. O historiador Tiago Bernardon discorreu sobre a constituição de um acervo com processos da Justiça do Trabalho em Guarabira, na Paraíba.
As experiências internacionais estão presentes em outros três artigos. O professor Rodolfo Porrini relata sobre a situação dos arquivos sindicais e dos movimentos sociais no Uruguai. Marco Scavino, professor da Universidade de Turim, apresenta os arquivos sindicais e dos movimentos sociais na Itália. Os arquivos dos trabalhadores no México e o Centro de Estudos do Movimento Operário e Socialista (CEMOS) são trazidos pela professora mexicana Elvira Concheiro.
Os artigos seguintes tratam sobre história oral, no trabalho escrito pelo professor Michel Le Ven, sobre o patrimônio imaterial nas políticas de preservação, da museóloga Célia Corsino, e sobre a questão da preservação digital, matéria do professor Ricardo Pimenta.
Concluindo a publicação, e voltando à questão dos arquivos, o cientista da computação e administrador de arquivos, Augusto Cesar Lunasco Cusi, de La Paz, Bolívia, apresenta o projeto de descrição e digitalização de fitas cassetes com gravações de congressos de trabalhadores bolivianos. Vanderlei Batista dos Santos, arquivista e cientista da informação, nos remete à questão do documento digital e da documentação trabalhista produzida no âmbito das empresas.
Essa é uma obra que interessa aos arquivistas, historiadores, cientistas sociais, sindicalistas e a todos que atuam e tenham interesse pelo mundo dos trabalhadores e seus arquivos. O livro eletrônico pode ser acessado no site do CEDOC CUT  http://cedoc.cut.org.br/cedoc/livros-e-folhetos/4912 e também no site do Centro de Referências Memórias Reveladas www.memoriasreveladas.gov.br
Créditos: CEDOC CUT

Nenhum comentário: