5 de janeiro de 2016

CONHEÇA O ACERVO ARQUIVÍSTICO DA CASA DE OSWALDO CRUZ

O contato com cientistas e seus familiares permitiu à Casa de Oswaldo Cruz a identificação e a captação de arquivos pessoais de personalidades que se destacaram nos campos das ciências biomédicas e da saúde pública, como os de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, inscritos no Programa Memória do Mundo da Unesco.

Composto por 113 fundos e coleções, os documentos institucionais e pessoais dos gêneros textual, iconográfico, cartográfico, sonoro e filmográfico remontam ao ano de 1803, constituindo repositório singular da memória e da história da saúde no Brasil. Tal Arquivo Histórico, disponível para consulta no Departamento de Arquivo e Documentação (DAD), abriga fundos produzidos e acumulados pelos institutos que em 1970 passaram a integrar a Fundação Oswaldo Cruz, como também aqueles de cientistas, sanitaristas, médicos e técnicos que participaram da formulação e execução de políticas públicas de saúde, além de parcelas de arquivos de instituições da área da saúde.

A consulta presencial ao Arquivo Histórico deve ser previamente agendada. Os documentos não podem ser retirados para empréstimo, mas cópias são permitidas se não acarretarem prejuízos à sua conservação. A tabela de preços para cópias e as instruções para citação dos documentos podem ser obtidas na Sala de Consulta do Arquivo Histórico.

Tenha acesso também as publicações da COC.


Dica do José Mauro Gouveia.


Nenhum comentário: